Um novo empreendimento de escritórios projetado por Foster + Partners começou a ser construído em Belval, Luxemburgo. Intitulado ICÔNE, o projeto conta com layouts flexíveis e aborda as tendências atuais para ambientes de trabalho seguros.
Localizado em uma área industrial, o edifício comercial de 18.800 metros quadrados reinterpreta o patrimônio local e busca requalificar seus arredores. O projeto é “parte integrante do masterplan da região […] e se relaciona com os edifícios vizinhos, abordando as diferentes características dos principais eixos leste e oeste”.
Projetado em colaboração com o escritório local Beiler Francois Fritsch, o ICÔNE prioriza a co-criação e a colaboração entre empresas.Com luz natural e vegetação abundantes, o edifício corporativo é composto por duas alas ao redor de um átrio central. Os espaços interiores fluidos contrastam com a aparência exterior formal, inspirada em referências industriais.
Com uma circulação aberta no átrio, os espaços internos se tornam mais vibrantes e animados. Os terraços comuns oferecem áreas para encontros e reuniões informais e contam com vistas para o átrio central. Uma série de terraços escalonados soluciona a mudança de nível entre a rua e a praça.
Articuladas em torno da rua e da praça cívica, as entradas do edifício estão diretamente ligadas ao contexto. Ao longo da Porte de France, o prédio contém lojas, enquanto a fachada da Place de l'Académie é complementada por cafés e restaurantes no térreo.
Com o objetivo de obter uma classificação BREEAM Excellent e uma certificação WELL Building Standard®, o edifício introduz medidas de sustentabilidade ativas e passivas. “A fachada é estrutural e ecologicamente correta, fornecendo uma solução integrada que permite espaços de escritório internos sem colunas, além de sombreamento solar e maximização da luz do dia interna”. Algumas das estratégias implementadas são:
- Sistema de aquecimento urbano e teto refrigerado com lajes estruturais expostas;
- Fachada com sombreamento a 1,35 m de profundidade
- Uso de concreto em todo o projeto para alta massa térmica
- Beirais com calhas combinados com sistema de teto refrigerado, permitindo temperatura mais radiante com menor demanda de resfriamento / aquecimento
- Telhados verdes usados como estrutura de absorção (sistema de drenagem urbana sustentável)
- Uso de água reciclada para águas cinzas
- Espaços sociais internos verdes com árvores e plantio dentro de átrios
- Luz do dia maximizada
- Janelas que abrem.
O projeto foi pensado para ter espaços de trabalho abertos e flexíveis que respondem aos modelos atuais de trabalho. O átrio é um espaço verde, cheio de luz, que funciona como o coração social do projeto, fornecendo conectividade visual e uma atmosfera dinâmica para trabalho e lazer. A biofilia, o paisagismo verde, a ventilação natural e a conectividade visual promovem a colaboração e o bem-estar saudável. - Darron Haylock, Sócio da Foster + Partners
- Cliente: BESIX RED Luxembourg
- Arquitetos: Foster + Partners
- Arquitetos Colaboradores: Beiler François Fritsch
- Engenharia Estrutural: NEY
- Engenharia Mecânica: Greisch Luxembourg
- Orçamentista: Q-Build Luxembourg
- Paisagismo: MDP
- Consultoria de Iluminação: Greisch Luxembourg
- Consultoria Acústica: Tom Vandervorst, Venac
- Construtor: Wust / Lux TP
- Área do Terreno: 5,500 m2
- Área do Projeto: 18,900 m2
- Número de Pavimentos: 6
- Dimensões do Edifício: Altura: 30 m, Comprimento: 81 m, Largura: 56.7 m
- Capacidade: 1,200 pessoas
- Estacionamento: Carros: 270, Bicicletas: 250, Motos: 30, PCD: 8